Atuação da Consultoria de Michel Alaby

Como a Alaby Consultores atua na Internacionalização de empresas

A Internacionalização é um caminho buscado tanto por empresas que desejam exportar, para conquistar novos mercados, como por aquelas que desejam importar, para ter uma vantagem competitiva no mercado interno.  Mas nem todas as empresas estão preparadas para atuar no comércio exterior.

Para ajudar seus clientes a passarem com sucesso pelo processo de internacionalização, a Alaby & Consultores Associados utiliza metodologias desenvolvidas por seus profissionais ao longo de décadas de experiência no Comércio Exterior, que levam em conta as características de cada empresa, o mercado em que ela atua e os seus objetivos estratégicos no curto, médio e longo prazos.

Conheça como funciona, passo a passo, a metodologia de trabalho da Alaby.

Análise de processos de formação de preços

O primeiro passo de um trabalho de consultoria em Comércio Exterior consiste em conhecer a empresa por dentro, fazendo uma imersão em seus processos para saber qual a sua atual situação, e se ela tem condições de passar por um processo de internacionalização. E se ainda não tiver, o que precisa ser feito para isso. Esse “raio-X” consiste em entrevistas que começam pelo CEO, presidente ou dono da empresa e passam por todos os departamentos, até que se possa reunir todas as informações necessárias.

Um dos principais pontos a serem analisados para que uma empresa passe pelo processo de internacionalização é o quanto ela é competitiva em matéria de formação de preços, especialmente no que se refere aos custos indiretos, como fiscal, tributário, administrativo, com os diversos prestadores de serviço etc…

Diagnóstico da situação competitiva da empresa.

Uma vez definidos quais são os fatores que influenciam na competitividade da empresa e no seu potencial de internacionalização, elaboramos um diagnóstico com todas as alterações não estatutárias necessárias, que podem incluir desde mudanças no quadro de colaboradores a fusão de departamentos. Todas essas mudanças propostas terão sempre o objetivo de tornar a empresa mais competitiva.

Outra parte importante do diagnóstico é indicar quais são as melhores possibilidades para a empresa fazer a sua internacionalização: Importações ou exportações diretas ou indiretas.

 

Implementação e treinamento em internacionalização

Uma vez pronto o diagnóstico, e aprovado o projeto, a Alaby & Consultores Associados realiza também o trabalho de treinamento e implementação do processo de internacionalização, que inclui cursos, seminários e palestras de capacitação. Não somente para CEOs e diretores, mas para todas as pessoas e departamentos envolvidos no processo.

 

Tempo de duração de um projeto de internacionalização

Entre o início do trabalho da Alaby e o cliente estar pronto para agir com desenvoltura no comércio exterior, importando ou exportando, o prazo varia entre 3 e seis meses. Por iss. o, é muito importante que a empresa perceba a internacionalização como uma mudança de paradigma, que a tornará mais competitiva e capaz de atuar em mercados de competição acirrada. Não como uma saída momentânea para períodos de dificuldade no mercado interno, para ser abandonada quando o mercado interno reaquecer.

 

Porque internacionalizar a sua empresa

Empresas que atuam voltadas somente para o mercado interno brasileiro são mais vulneráveis às suas oscilações e percalços. Mas aquelas que atuam também no mercado externo, para as quais o comercio exterior faz parte da estratégia, contam com mais mercados nos quais se apoiar, ficando menos vulneráveis às crises. Por isso, empresas que se internacionalizam e entram no comércio exterior costumam se manter nele.

A Alaby & Consultores Associados conta com alguns dos profissionais mais respeitados e experientes do mercado se colocando à disposição para alavancar o comercio exterior e o processo de internacionalização das empresas brasileiras.

Saiba mais sobre internacionalização de empresas aqui.

Tags: No tags

Comments are closed.