consultoria de internacionalização de empresas

Como funciona uma consultoria de internacionalização de empresas

Fale com Michel Alaby

O mercado exterior é cheio de oportunidades para empresas brasileiras, que podem importar com preços e qualidade melhores e aumentar sua lucratividade exportando para vários países, não dependendo somente do mercado interno brasileiro, que está sempre exposto às oscilações da economia. Mas, para ter mais sucesso nessa empreitada, é sempre bom contar com os serviços de uma boa consultoria de internacionalização de empresas.

Qual a função de uma consultoria de internacionalização de empresas.

A função de uma boa consultoria de internacionalização de empresas é garantir que sua empresa realize o processo de internacionalização de maneira segura e planejada, para que essa empreitada seja segura, produtiva e principalmente lucrativa.

O mercado internacional tem diferenças e peculiaridades em relação ao doméstico, e conhecê-las pode ser a crucial para o sucesso. Então, se alguém perguntar qual o trabalho de um consultor de internacionalização de empresas, porque investir no conhecimento desse profissional, a resposta é: evitar perder tempo e dinheiro.

Como é o trabalho de uma consultoria de internacionalização

O cliente muitas vezes pode ter pressa em começar a exportar ou importar, mas faz parte do trabalho do consultor realizar um estudo e produzir um diagnóstico para saber se a empresa está apta a se internacionalizar.

O diagnóstico pleno da empresa passa por vários departamentos que devem ser entrevistados, desde o dono ou CEO, passando pelas áreas financeira, marketing, vendas, administração, produção, recursos humanos, logística e contabilidade.

O que um projeto de internacionalização de empresas precisa para dar certo

Para dar o resultado esperado a internacionalização da empresa deve ser vista como uma decisão estratégica da sua alta direção, para gerar oportunidades de negócio e capacitá-la a aproveitá-las, colocando-a em um patamar superior de competitividade.

Quando se fala em decisão estratégia, se entende que se trata de um processo que tem seu tempo de maturação, mais curto ou mais longo, e que pode trazer excelentes resultados, se for feito da maneira correta.

Qual a função de um consultor de internacionalização de empresas

A função do consultor de internacionalização de empresas é utilizar sua experiência e conhecimento para fazer as perguntas certas, que geram as respostas que direcionam o projeto de internacionalização.

O Que – definir claramente qual produto ou serviço a empresa cliente pretende importar ou exportar, lembrando que muitas vezes pode ser uma classe de produtos ou serviços, não somente um produto ou serviço específico.

Porquê– Definir claramente o objetivo do projeto, saber o ganho que a empresa pode esperar dele, como garantir uma adaptação tecnológica ou inovativa, no caso de importar uma máquina/equipamento ou produto/serviço.  Se o objetivo for exportação, permitir um melhor planejamento financeiro, absorver a tecnologia de mercados externos, buscar uma inserção neles e um maior integração empresarial.

Como – quais serão as estratégias de internacionalização. A empresa vai participar do mercado externo diretamente, com seus próprios quadros? Tem as pessoas certas para isso ou precisará importar? Ou utilizará a via indireta, por intermédio das empresas comerciais exportadoras, importadoras ou trading companies.

Para quem –  O trabalho do consultor inclui também indicar mercados externos para que a empresa desenvolva negociações comerciais de compra ou venda, ou analisar a atratividade, viabilidade e grau de competição dos mercados que ela já tem interesse em buscar.

Essas informações são coletadas através de um trabalho de pesquisa, com consultas às câmaras de comércio, entidades de classe, escritórios comerciais, embaixadas brasileiras no exterior, e embaixadas estrangeiras no Brasil.

Conclusão

Todas essas informações, uma vez reunidas, geram uma estimativa realista do tempo, esforços e recursos necessários, bem como as expectativas de retorno, dando à empresa um caminho seguro para seguir no mercado internacional, evitando a perda de recursos e tempo. E tempo é dinheiro.

Saiba aqui como a Alaby & Consultores Associados atua na internacionalização de empresas. 



Comments are closed.