De todos os acontecimentos políticos na Europa desde a queda do Muro de Berlim, o mais importante sem dúvida foi a consolidação da União Europeia. E justamente por essa importância, o mais surpreendente, apesar de já terem se passado mais de 4 anos desde o plebiscito de junho de 2016, sem dúvida foi o Brexit.
Apesar de muitos não entenderam até hoje as razões que levaram a maioria dos eleitores britânicos a decidir abandonar um bloco político e econômico que reunia alguns dos países mais ricos e industrializados do mundo, como Alemanha e França, e dava acesso privilegiado a mercados com milhões de pessoas com alto poder de consumo, é o que foi decidido.
Mas desde então, Europa e Reino Unido tem estado envolvidos em complexas negociações sobre os termos do Brexit, que apesar das atenções do continente, e do Mundo, nesse ano terem se voltado mais para a crise do coronavirus, tem uma nova data limite para serem encerradas: 31 de Dezembro de 2020.
Um Brexit sem acordo comercial prejudicaria as economias da Europa e os mercados financeiros, semeando caos nas cadeias de abastecimento do bloco, pois o comércio entre a União Europeia e o Reino Unido passaria a obedecer às regras estabelecidas pela OMC (Organização Mundial do Comércio) a partir do dia seguinte, 1º de janeiro de 2021.
Oportunidades para o agronegócio brasileiro no Reino Unido
O fim do acesso privilegiado dos países europeus ao mercado do Reino Unido abre oportunidades para o agronegócio brasileiro, que foram identificadas e listadas em um estudo da Confederação Nacional da Agricultura – CNA sobre produtos agrícolas com potencial de exportação.
Entrarão em vigor alterações no regime tarifário de importações, tais como a redução a zero por cento e simplificações sobre aproximadamente 600 produtos do agronegócio, cerca de 45% do comércio do setor do Reino Unido com o resto do mundo. Deve-se lembrar que as reduções de alíquotas de importação valem para todos os países, inclusive, obviamente, o Brasil.
Produtos brasileiros com alto potencial de exportação para o Reino Unido
- Frutas em geral
- Suco de uva
- Suco de laranja
- Suco de abacaxi
- Limão
- Lima
- Compotas de frutas,
- Uvas frescas,
- Tapioca
- Pescados( atum fresco ou refrigerado)
- Farinhas
- Óleos vegetais
- Mel
- Cera de abelha
- Cacau em pó
- Linhas para costura de algodão
- Fios de seda
- Fios de algodão,
- Bebidas alcoólicas
- Couro
Como aproveitar as oportunidades no mercado do Reino Unido
No curto prazo, caberá ao exportador brasileiro se antecipar a outros países exportadores concorrentes e aproveitar as oportunidades, abrir esse mercado para os produtos brasileiros. Mas no médio e longo prazos, essa é também uma grande oportunidade para posicionar a marca Brasil como o país de origem de produtos naturais de alta qualidade, que preservam o meio-ambiente.