investimento chinês no Brasil

Como atrair Investimento chinês para a sua empresa

O investimento chinês no Brasil é de cerca de 80 bilhões de dólares, feito por mais de 300 empresas chinesas, das quais vinte e cinco estão entre as 500 maiores do mundo.

 

O dinheiro chinês é percebido no Brasil através de marcas cada vez mais familiares aos consumidores brasileiros, como a CAOA Chery, Jac Motors, Lifan e BYD, montadoras que já têm fábrica no país, assim como a Gree, maior fabricante de aparelhos de ar condicionado do mundo.

 

Além da presença dessas marcas globais, espera-se grandes aportes de dinheiro chinês em diversos setores da nossa economia, como:

  • Projetos de infraestrutura, especialmente transporte sobre trilhos.
  • Mineração
  • Agricultura
  • Geração e transmissão de energia

 

Mas os grandes projetos não são os únicos setores em que os investidores chineses têm aportado recursos no mercado brasileiro. Qualquer projeto, mesmo menor, mas com potencial de crescimento e lucro pode ser do interesse de empresários e fundos de investimento chineses, já que a aproximação econômica da China com o Brasil só tem crescido na última década.

Entenda porque esse é um movimento que deve ser observado com atenção por empresários e gestores de empresas brasileiras.

 

Investidores chineses podem ser aliados na internacionalização de empresas brasileiras

 

O crescente processo de abertura econômica do Brasil exigirá das empresas brasileiras a ampliação de sua competitividade, tanto para disputar mercados externos, como para manter suas participações no mercado doméstico, que pode ter a entrada de novos concorrentes.

Para poder enfrentar esse processo de internacionalização, é necessário investimento em tecnologia, capacitação de mão-de-obra, e desenvolvimento de produtos. E da mesma maneira que a competição acirrada pode vir do exterior, de lá também pode vir o capital para que as empresas brasileiras precisarão. E os investidores chineses têm se mostrado fortes candidatos a fornecer esse capital.

 

Fusões e Aquisições de Empresas brasileiras por chineses

Um movimento que já se iniciou, e terá cada vez mais impacto na economia brasileira, será a fusão ou aquisição de empresas brasileiras, ou estrangeiras que atuam no Brasil, por investidores chineses, em parte ou na totalidade do controle.

Só para dar dois exemplos de como qualquer setor pode ser do interesse de investidores, em 2017 a Concremat, maior empresa de engenharia consultiva do Brasil, teve seu controle acionário adquirido pela CCC (China Communications Construction Company), assim como a 99, startup brasileira de tecnologia foi adquirida pela empresa chinesa de transportes Didi Chixing.

Embora ainda exista uma certa resistência cultural a essa forma de atrair o investimento estrangeiro para o Brasil, é inegável que é uma forma de manter as empresas brasileiras competitivas e saudáveis, o que ajuda a criar e manter empregos no Brasil.

 

Mudança na legislação de propriedade de terras atrairá investimentos

Uma das grandes oportunidades para atrair investidores chineses, especialmente para o agronegócio, será uma alteração na legislação, atualmente em discussão no legislativo, que regula a posse de terra por estrangeiros no Brasil.

Esse assunto já foi alvo de grande polêmica no passado, mas os eventuais temores de “desnacionalização de terras” ou coisa semelhante não se justificam.

Existem no Brasil pouco mais 3.6 milhões de hectares, divididos em aproximadamente 28.000 propriedades, em nome de estrangeiros, pessoas físicas e jurídicas. Essa área, que equivale à do estado do Rio de Janeiro, é praticamente a mesma desde 2010.

Isso não teve nenhum efeito negativo sobre o agronegócio brasileiro, que é cada vez mais competitivo. E pode ser muito mais, se o capital estrangeiro tiver menos empecilhos para investir no Brasil.

 

 

 

Como atrair investidores chineses para o seu negócio?

 

Para atrair investidores chineses, é importante tentar enxergar da perspectiva deles, identificando onde eles podem perceber valor nas empresas brasileiras, e assim, considera-las como uma possibilidade de investimento.

 

Empresas brasileiras para abastecer o mercado chinês

 

Fornecer para o mercado chinês é um grande negócio. A China é uma voraz compradora de praticamente tudo para atender ao seu enorme mercado interno, e no caso do Brasil, especialmente de commodities, como produtos do agronegócio, especialmente soja e milho, e minério de ferro.

Então, em um primeiro momento, não só a produção desses bens, como tudo o que faz parte da sua cadeia de valor, como a estrutura logística, que inclui estradas, transporte sobre trilhos e portos pode ser do interesse dos investidores chineses.

Mas futuramente, nada impede uma empresa brasileira que produza com qualidade e custos competitivos de fornecer também para o mercado chinês, pois ao contrário do que muitos pensam, apesar de produzir e exportar muitos produtos manufaturados, a China também é uma grande importadora desses produtos.

 

Empresas brasileiras voltadas para o mercado interno

 

O segundo fator de atração do dinheiro chinês é o investimento pensando no próprio mercado brasileiro, que já é grande e tem o potencial de crescer ainda mais, aumentando o seu consumo de uma série de bens e serviços.

 

Empresas brasileiras que exportam para Mercosul e América Latina.

 

A terceira razão que pode atrair investidores chineses ao Brasil é o interesse não somente no mercado brasileiro, mas no dos países vizinhos, principalmente os do Mercosul. De todos os países da região, o Brasil é o que oferece as maiores possibilidades de ganho comparadas aos menores riscos.

 

Como se apresentar ao investidor chinês?

 

Da mesma maneira que existem os fatores que atraem os investidores estrangeiros, existem aqueles que os deixam receosos. E novamente, é preciso tentar se pôr no lugar do candidato a investidor, para entender como ele percebe os eventuais empecilhos. E saber como dar as respostas certas a essas dúvidas.

No caso do Brasil, um dos maiores problemas é a fama de ser um país complicado para se fazer negócios, com um sistema tributário e legal complexo, difícil de entender, e uma forma de trabalho sujeita à influência de grupos de interesse, entre outros fatores.

Para tornar sua empresa atraente ao capital chinês, não é necessário somente ter seus processos de compliance em dia. Agrega muito valor aos olhos do investidor estrangeiro ter na casa os conhecimentos e competências para lidar com todos os aspectos do chamado “custo Brasil”, mostrando que conhece todos os eventuais problemas, e os caminhos para superá-los.

Clique AQUI e saiba como a Alaby & Consultores Associados pode ajudar sua empresa a se internacionalizar e ser mais atrativa para os investidores.

Clique AQUI e saiba tudo sobre internacionalização de startups.

Clique AQUI e saiba tudo sobre internacionalização de Pequenas e Médias Empresas.

 

Comments are closed.